data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Comunicação Social 3ª DE/Subtenente Ronivaldo
CA-Sul expôs o funcionamento dos dispositivos de simulação e engajamento tático
De 26 a 30 de julho, alunos e professores do Instituto Militar de Engenharia (IME) visitaram Santa Maria. A vinda dos integrantes do 4º ano do curso de formação e graduação teve o objetivo de consolidar os conhecimentos dos alunos das especialidades de Engenharia sobre os futuros trabalhos que desempenharão como oficiais do Quadro de Engenheiros Militares, dentro do Programa de Formação em Engenharia Militar (PFEM).
A visita teve início no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3). Durante a atividade, os militares tiveram contato com os sistemas e materiais de emprego militar disponíveis e verificaram o modelo de trabalho em termos de manutenção e logística de blindados.
Os alunos também estiveram no Centro de Instrução de Blindados (CIBld), a fim de compreender a evolução do processo de aprendizagem apoiado em tecnologias, além de conhecerem a unidade responsável pela especialização e extensão de oficiais e sargentos ocupantes de cargos e funções em Organizações Militares blindadas e mecanizadas do Exército Brasileiro e de Nações Amigas.
No Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), os alunos do IME conheceram o que há de mais moderno na simulação de combate, por meio da demonstração dos recursos tecnológicos empregados nas simulações construtiva, virtual e viva, além de perceberem a aplicação de suas áreas de atuação, no cotidiano do adestramento de tropas.
Em visita à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os alunos foram recebidos pelo reitor Paulo Afonso Burmann, que externou a satisfação e a importância da sinergia entre a UFSM e o Exército Brasileiro. Como forma de agradecimento pela acolhida no campus, os alunos do IME entregaram um diploma de agradecimento ao reitor e foram convidados a plantarem árvores nas proximidades do prédio da Reitoria.
data-filename="retriever" style="width: 100%;"> Alunos do IME entregaram diploma de agradecimento ao reitor Paulo Afonso Burmann, da UFSM
Centro de Excelência no Ensino
O IME é um estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro (RJ), reconhecido como um centro de excelência de formação em engenharia. Possui um indelegável compromisso de gerar recursos humanos altamente qualificados para atender as necessidades nacionais.
O instituto ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis, executando atividades de natureza técnico-científicas e cooperando, pelo ensino e pela pesquisa, para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.
Concurso IME
Até o dia 17 de agosto, estarão abertas as inscrições para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação 2021/2022, destinados aos concludentes do Ensino Médio. As vagas são masculinas e femininas. Para cada categoria, há um diferente tipo de exigência. Confira:
Ativa (para candidatos (as) que desejam seguir carreira militar) - Ter no mínimo 16 anos e, no máximo, 22 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula
Reserva (para candidatos (as) que não desejam seguir carreira militar) -Ter no mínimo 16 anos e no máximo 21 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso
Inscrições pelo site
Pioneira da Aman
O 4º Batalhão Logístico (4º B Log) recebeu para Estágio Preparatório de Corpo de Tropa uma cadete da primeira turma do segmento feminino da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A cadete do Quadro de Material Bélico Bibiana Sartori Chagas é de São Luiz Gonzaga-RS, mas foi criada em Santa Maria (RS). Estudou no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), local que despertou a vocação militar.
Bibiana Chagas será a primeira militar da família e escolheu o 4º B Log para realizar o estágio, por ser o batalhão que presta apoio à 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), considerada a Brigada mais potente do Exército Brasileiro. Nela, a militar tem a oportunidade de vivenciar a rotina de uma Organização Militar nas áreas de manutenção, logística e operacional.
A cadete Bibiana encarou como seu maior desafio, no início da carreira, ter que se afastar da família e como maior conquista ter a certeza de que chegou ao 4º ano da Aman dedicando-se ao máximo, fazendo a escolha certa ao decidir ser oficial do Exército.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social 4º B Log
Cadete Bibiana é da primeira turma de mulheres da Academia Militar das Agulhas Negras e está tendo a oportunidade de ministrar instruções para o Curso de Formação de Cabos